Espaço

Informações

O que é a rede social Foursquare e quais as vantagens dela?

Com o Foursquare a vida é um jogo: explore a cidade inteira, veja opiniões sobre os locais dela e conquiste medalhas enquanto vê por onde seus amigos andam.

foursquare-logo

Quando começou a ser utilizado por algumas pessoas, o Foursquare chegou a ser um pouco criticado por somente permitir “check-ins”, o que parecia uma prática invasiva, e que não oferecia grande utilidade. Porém, ao longo do tempo, a companhia desenvolveu novas ferramentas que o tornaram muito mais agradável e útil para os usuários.

O Foursquare é um aplicativo para dispositivos móveis que funciona como um guia de recomendações de locais em todo o mundo. Cada usuário pode fazer um “check-in” e realizar avaliações sobre os lugares que visita. Lançado no início de 2009, ele virou um sucesso a partir de 2010-2011 e hoje tem pouco mais de 30 milhões de usuários.

No início deste ano, por exemplo, o Foursquare se baseou nos check-ins dos usuários e lançou um guia com os melhores lugares de diversas cidades. No mês de abril, nasceu uma interfacetotalmente repaginada para o aplicativo, que aumentou bastante sua força como serviço de indicações – e não mais apenas um aplicativo de check-ins.

Além dos check-ins, o Foursquare permite que um usuário “curta” um local, escreva uma dica sobre o que já visitou, crie listas com locais que deseja visitar e, é claro, interaja com seus amigos. É possível adicionar contatos de outras redes sociais, como Facebook e o Twitter, e do seu telefone, além de ver os lugares que eles visitam e saber quando todos estão próximos a você para marcar um encontro.

Como funciona

Screenshot_2013-11-15-20-08-14Para usar o Foursquare você precisa ter uma conta no site, um celular e gostar de explorar o que está ao seu redor. A primeira coisa, portanto, é baixar o aplicativo em seu aparelho, disponível para Android, iPhone, Palm e Blackberry. Se você não tem um smartphone e mora nos Estados Unidos, pode usar mensagens de texto também.

Assim que você estiver em absolutamente qualquer local (seja parque, museu ou supermercado, por exemplo) basta fazer o chamado “check-in”.

Ao fazer isso, sua posição vai para a rede social do serviço, Twitter e Facebook (se você os adicionou à sua conta) e todos podem saber exatamente o local em que você está, com indicação no mapa junto ao endereço e opiniões a respeito. Se o local não existir ainda no Foursquare, você pode adicioná-lo.

Da mesma forma que todos podem ver onde você está, é possível acompanhar o itinerário de seus amigos e ver por onde eles andam. Cada um que usa o serviço é capaz de adicionar seus locais preferidos em uma lista.

Conquistas e pontos

Sabe aquele local em que você vai tanto que começam a perguntar se você trabalha por lá? Bem, o Foursquare premia aqueles que mais fizerem check-in em um determinado local “coroando” como prefeito (“Mayor”) do local. Mas, basta que alguém apareça mais do que você no local e o título de prefeito passa para a outra pessoa.

Além de ser o prefeito do local, você também recebe medalhas (“badges”) por realizar check-in em locais e datas interessantes. Por exemplo: se você sair todas as noites no mesmo local, uma medalha aparece em seu perfil com essa descrição. Outras formas de conseguir conquistas é utilizar palavras-chave que descrevam o local, como pizza, restaurante, show etc.

Já os pontos são acumulados junto às conquistas, mas funcionam mais ligados ao serviço em si. Ou seja, seu primeiro check-in ou cinco vezes em um determinado local, por exemplo. Os pontos também podem ser ganhos simplesmente por fazer login no Foursquare.

Imagem

Ainda não há exatamente um objetivo para os pontos, mas é possível que futuramente se convertam em prêmios reais. Já houve doações para caridades por cada ponto dos usuários.

Afinal, qual a vantagem de se usar o Foursquare?

Screenshot_2013-11-15-20-24-25

Parece apenas mais um serviço bobo, não é? Entretanto, com certeza o Foursquare tem as suas vantagens. Em primeiro lugar, imagine que você pode saber sempre por onde seus amigos andam e vice-versa. Quer uma companhia para almoçar? Faça o check-in e torça para que algum amigo por perto veja.

Sendo assim, o Foursquare acaba sendo o guia mais confiável sobre vários locais da cidade, já que são opiniões reais de pessoas que passaram mesmo por lá. Dificilmente algo assim é encontrado no Brasil, mas alguns estabelecimentos já oferecem prêmios e descontos especiais para “prefeitos” e outros usuários do serviço.

Uma ameaça à privacidade?

Não só com novas redes sociais, mas com absolutamente tudo relacionado à internet precisamos ter cada vez mais cuidado. Você provavelmente já experimentou digitar o seu nome no Google para ver o que aparece. E se absolutamente qualquer pessoa pudesse saber exatamente a sua localização atual?

Aí é que está o problema do Foursquare. Quando você faz o check-in, as informações do local em que você está, incluindo coordenadas e localização no mapa, aparecem na tela e estão disponíveis para absolutamente qualquer pessoa ver. Talvez pessoas estranhas saberem por onde você anda e quais são seus locais preferidos não seja algo muito legal.

Guia do Foursquare: descubra como fazer tudo com dicas e tutoriais

  1. Como Usar
  2. Criar Lista
  3. Curtir e Comentar
  4. Quais são e como ganhar as principais badges do Foursquare
Anúncios

15/11/2013 - Posted by | Espaço, Informações

1 Comentário »

  1. […] pontos de referência, o Waze utiliza, além da base de dados própria do programa, fontes como Foursquare, Mapas do Google e o Bing. Contudo, é possível enviar para a comunidade Waze seus próprios […]

    Pingback por Como usar o Waze? Guia rápido para navegar no GPS colaborativo « Espaço | 16/11/2013 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: