Espaço

Informações

O que mudou do S3 para o S4? Conheça a evolução da linha Galaxy

Com o lançamento do Galaxy S4 nesta quinta-feira (14), a linha Galaxy S da Samsung ganhou seu quarto e mais novo integrante. A chegada do aparelho marca mais uma inovação por parte da Samsung, que busca, desde 2009, trazer novidades para o segmento dos smartphones com Android. Para entender a evolução dos aparelhos, porém, é necessário ver o que mudou no S4 em relação ao S3, e como o mesmo evoluiu desde o Galaxy S, de 2010.

Evolução da linha Samsung Galaxy S (Foto: Divulgação)Evolução da linha Samsung Galaxy S (Foto: Divulgação)

A primeira evolução óbvia entre os quatro aparelhos S é o aumento da tela. Enquanto o primeiro modelo, Galaxy S, contava com uma de apenas 4 polegadas, os seus sucessores evoluíram consideravelmente: 4,3, 4,8 e 5 polegadas, respectivamente. Mas não foi só no tamanho que a melhora aconteceu. A qualidade das imagens também foi se superando. O S trazia uma tela Super AMOLED, que já era uma inovação na época, e foi superado pela Super AMOLED Plus do Galaxy S2. A seguir, surgiu o Galaxy S3 com a mesma tela do antecessor, mas em HD e, por fim, o S4 com a novíssima Super AMOLED em Full HD.

Na questão dos processadores, a superação também é clara: o número de núcleos, entre outras características, já marcam a evolução dos aparelhos. O modelo original trazia um single-core, superado pelo dual-core do Galaxy S2 e, a seguir, pelo quad do S3. O lançamento da Samsung, por fim, abriga um octa-core (ou dual quad-core) Exynos de 1,6 Ghz, que promete performance nunca antes vista em um celular.

O sistema Android, como não podia deixar de ser, também é atualizado acompanhando a linha da Samsung. O Galaxy S trazia a pré-histórica versão 2.1 Eclair, e os aparelhos seguintes trouxeram, respectivamente, os Android 2.3 Gingerbread e 4.0 Ice Cream Sandwich. Com sistemas atualizados, os aparelhos foram trazendo performances cada vez melhores e mais recursos. O S4, por sua vez, traz o novíssimo Android 4.2.2 Jelly Bean.

No quesito câmera a evolução também é clara: o Galaxy S trazia uma máquina principal com sensor de 5 megapixels, que cresceu para 8 MP com a chegada do S2. O S3, por sua vez, embora trouxesse uma qualidade de imagem bem melhor, manteve a resolução do sensor do seu antecessor. Agora, finalmente, a Samsung resolveu adotar uma câmera bem melhor, e escolheu um sensor com bons 13 megapixels. Assim, as fotos ganham muito mais nitidez e podem ser ampliadas sem perda de qualidade.

Além disso, as inovações em questão de vídeo e imagens são enormes no S4: a função Dual Camera permite que o usuário tire uma foto ou grave um vídeo com a câmera traseira incluindo a imagem da dianteira. Já o recurso Sound & Shot é capaz de gravar um áudio de até 9 segundos para cada fotografia tirada. Assim, você pode mandar um recado de voz juntamente com uma imagem para quem quiser.

A linha Galaxy S também traz um crescimento frequente das baterias. Porém, isso não quer dizer que os aparelhos consigam durar mais que os antecessores, já que as telas maiores e os processadores mais potentes também exigem mais energia. Com isso, neste quesito há uma certa involução dos modelos, já que quanto mais avançado ele é, mais ele gasta bateria.

Os aparelhos S da Samsung não são conhecidos por serem inovadores à toa: normalmente, são eles que marcam a chegada de certas tecnologias nos smartphones. É o caso do NFC (Near Field Communication), recurso de troca de dados por proximidade, no Galaxy S3, que foi um dos primeiros a receber a função. Além disso, o aparelho da Samsung também foi o primeiro smartphone a ganhar a função multi-janelas, já que antes dele só o tablet Galaxy Note 10.1 e o foblet Note 2 possuíam o recurso.

O S4, porém, bateu recordes em inovações. Além de ser capaz de perceber o olhar do usuário e mover a tela de acordo com o mesmo, e de reconhecer movimentos com a mão e acionar certos recursos, ele ainda traz outras funções interessantíssimas, como o S Health, que “fiscaliza” e ajuda a cuidar da saúde do seu dono, e o S Translator, que traduz em tempo real em voz ou texto o que o usuário fala, para diversas línguas.

galaxy_s_final

Anúncios

17/03/2013 - Posted by | Informações, Tecnologia

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: