Espaço

Informações

Abacaxi

Nome científico : Ananas comosus Merril

 

O abacaxizeiro é uma planta tropical originária de regiões de clima quente e seco ou com chuvas irregulares. Até poucos anos, era cultivado em áreas virgens, recém-desmatadas, e por isso considerado rústico, pouco exigente de tratos.
Herbácea geralmente com 80 cm de altura.
Flores pequenas, de coloração rósea.
As folhas são longas, estreitas, duras e com ou sem espinho segundo as variedades
Fructificação durante todo o ano.

De alto valor dietético, a polpa do abacaxi é energética ( 150 cal. por copo de suco); contém boas quantidades das vitaminas A, B1 e C, e, ainda, a bromelina que favorece a digestão.

Cada planta, produz um fruto e uma única vez. Sobrevive por vários anos através da formação de brotações laterais (rebentões)
O abacaxi é consumido principalmente ao natural como fruta fresca, refrescos, sucos e sorvetes ou industrializados no preparo de geléias, sucos concentrados, compotas, licor e vinagre.
Para se escolher um bom abacaxí, não se pode considerar apenas sua cor, que varia muito dependendo da qualidade. O melhor e mais simples é verificar as folhas da coroa: o abacaxí está no ponto quando elas se soltam com facilidade. Também é possível perceber o ponto pressionando-se com os dedos: se ele estiver muito duro, ainda está verde. Quando o abacaxí está maduro demais, sua casca tem manchas escuras e partes amolecidas próximas à base, sendo menos ácidos os que possuem espinhos nas folhas da coroa.
Após a compra mantenha o abacaxi em local fresco e arejado, se for consumir em 1 ou 2 dias. Caso contrário é recomendado estocar na geladeira, entre 7 e 10°C, junto com frutas compatíveis como, laranjas, limas ácidas, goiabas e melão.

Os índios costumavam pendurar folhas de abacaxí, ou mesmo o fruto, na porta das cabanas para indicar que as visitas eram bem-vindas.
A expressão “abacaxí”, usada para designar um problema ou uma encrenca, vem da dificuldade que se tem de se descascar bem o fruto.

O abacaxi, “Rei dos frutos”, não é uma fruta energética, com o nível de caloria equivalente às maçãs ou pêras, mas contém altas percentagens de vitaminas A, B e C, carboidratos, sais minerais e fibras. Apresenta uma propriedade ímpar, somente presente na papaia, que são enzimas que facilitam a digestão de carnes ingeridas ao curso da mesma refeição.

Coquetel de Abacaxi

Ingredientes:
¼ de abacaxi
½ xícara (chá) de vinho branco, seco
1 garrafa de champagne

Modo de Preparo:
1. Descasque o abacaxi e corte o pedaço pedido na receita.
2. Coloque os pedaços de abacaxi e o vinho branco no liquidificador. Bata por alguns instantes até obter um líquido homogêneo e espumante.
3. Retire o líquido do liquidificador e passe por uma peneira.
4. Coloque o líquido peneirado num recipiente e leve ao congelador para gelar bem. Deixe esfriar por no mínimo 1 hora. Coloque a garrafa de champagne para gelar na geladeira.
5. Retire o preparado do freezer e mexa com uma colher.
6. Coloque o preparado de abacaxi até a altura de 1/3 das taças. Complete os copos com a champagne.
7. Sirva a seguir.

Anúncios

24/12/2010 - Posted by | Espaço, Frutas

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: